O que necessitamos que contenha
1- Identificação
Nacionalidade, estado civil, data nascimento, idade, filhos que requerem seus cuidados e colocam você em condição diferenciada quanto a sua disponibilidade para o trabalho.
2- Endereço completo
Logradouro – nº – Bairro – cidade – UF, telefone e-mail.
3- Objetivo
Vaga pretendida (para contratação) ou o que deseja realizar (para outra opção).
4- Perfil Profissional
Apresente resumidamente sua competência (conhecimentos, habilidades e atitudes). (*)
Inclua tudo o que você sabe fazer e o que faz bem.
Destaque os benefícios que você proporcionou às organizações onde trabalhou.
Mencione os seus pontos fortes e os que necessitam de melhorias.
5- Experiências Profissionais
Para cada uma informe: Empresa, cargo, período e breve histórico.
Comece pela experiência mais recente, mencione as três últimas e as anteriores que evidenciarem competências diferentes. É importante, conforme registramos na consideração de número três (3).
Caso ainda não tenha experiência, informe “Não tenho”.
6- Trabalhos Voluntários
Atividades desenvolvidas em escolas, igrejas, associações, grupos, etc.
Por ser um dos grandes diferenciais no Terceiro Setor inclua todos.
Para cada um informe: Instituição, período e trabalhos realizados.
7- Formação (Cursos)
Acadêmica (graduações e especializações), Técnica ou Ensino Médio (completo ou incompleto).
8- Estágios Obrigatórios
Atividades necessárias à elaboração do TCC-Trabalho de Conclusão de Curso.
9- Estágios não obrigatórios
Atividades diretamente ligadas a conteúdos de cursos, não obrigatórias, remuneradas ou não.
10- Programas de Intercâmbio
11- Cursos Extracurriculares
12- Cursos Complementares
13- Data da atualização do currículo
Competência (*)
A competência consiste na junção e coordenação de conhecimentos, habilidades e atitudes.
Conhecimento:
é o que se sabe sobre determinado assunto. Diz respeito à pessoa dominar um determinado Know-how a respeito de algo que tenha valor para a organização e para ela mesma. É o saber.
Habilidade:
é a habilidade para produzir resultados com o conhecimento que se possui. Diz respeito à pessoa conseguir fazer algum uso real do conhecimento que tem, produzindo algo efetivamente. É o saber fazer.
Atitude:
significa atitude assertiva e pró ativa – iniciativa. Diz respeito ao indivíduo não esperar as coisas acontecerem ou alguém ter que dar ordens, e fazer o que percebe que deve ser feito por conta própria. É o querer fazer.
A grande diferença desta visão é que antes a noção de competência era associada principalmente ao domínio de um determinado conhecimento. Logo, segundo esta noção, alguém que dominava muito bem algum assunto era chamado de competente. Então quem saía da universidade “sabendo” muita coisa, ou era um profissional “muito estudioso” era considerada uma pessoa de muita competência. Era… Porque hoje não é mais.
Segundo a concepção atual, alguém pode ser considerado bastante incompetente mesmo que domine muito bem um assunto, se não tiver a habilidade e a atitude para produzir resultados com isso. É o caso daquele que leu mil livros, mas não consegue realizar um trabalho sequer.
Da mesma forma, alguém entusiasmado e cheio de atitude pode ser um grande incompetente se não dominar os conhecimentos necessários e a habilidade a um bom desempenho de seu trabalho. É aquele indivíduo cheio de planos e energia, que acaba se dando mal por não saber muito bem “o que” e “como fazer”.
Tenha em mente que você apenas será competente em alguma coisa a partir do momento em que dominar bem o conhecimento a respeito dela, for capaz de aplicar este conhecimento para produzir algum resultado e, principalmente, tiver a atitude necessária para realmente fazer isso acontecer.