
Programação de Páscoa têm Várias Atividades
CRIANÇAS E ADOLESCENTES DOS PROGRAMAS DO CORASSOL DESENVOLVEM PROJETO DE PÁSCOA
Os preparativos do projeto começaram bem antes da páscoa em si, mais precisamente no dia 18, quando as crianças e adolescentes dos Programas Construindo o Amanhã e Profissional do Futuro participaram do planejamento das atividades. Como início destas, assistiram ao filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”.
O espaço de convivência dos programas foi transformado em um ambiente lúdico, cheio de cenários e símbolos voltados ao tema.
Com o intuito de trabalhar a corresponsabilização, a demonstração espontânea de amabilidade e a criatividade, os participantes se organizaram em grupos de responsabilidades.
As crianças assumiram a confecção de painéis sobre o filme, de móbiles de ovos de páscoa e de pesquisas temáticas. Além da pesquisa escrita pesquisaram um vídeo, o qual foi exibido na quinta-feira como início da confraternização, com o objetivo de mostrar o verdadeiro sentido da Páscoa.
O outro grupo, formado por adolescentes, assumiu a missão de confeccionar cestinhas com material reciclado, as quais foram recheadas com os bombons produzidos pelas crianças e com os chocolates e bombons doados pela comunidade.
De acordo com a orientadora Cláudia Sousa, o envolvimento dos adolescentes foi exemplar. “Eles estavam muito motivados e empolgados com a comemoração da Páscoa”, disse. “Foram muitos os pontos altos que alimentaram nossas emoções e fortaleceram a disposição pela construção desse novo modelo”. Disse também a orientadora Ivana Pontes.
“Talvez, o mais contagiante tenha sido acompanhar a preparação da surpresa que um grupo faria ao outro: a de que todos receberiam presentes. Como aconteceu: em separado, sem saber, um grupo preparava o presente que daria ao outro grupo, e todos os participantes acreditavam que não receberiam presente, só entregariam”, completou Ivana.
Supresa
Outra surpresa que causou encantamento em todos foi o presente que os orientadores ofereceram: a atividade de “uma caça ao tesouro”, onde os orientadores, devidamente caracterizados como os personagens do filme, recepcionaram os participantes em cada uma das etapas do circuito da caça, cabendo a eles, os participantes, cumprir tarefas e desvendar enigmas.
Ao terminarem de desvendar os enigmas, nossos heróis (crianças e adolescentes), por honra ao mérito, receberam um bilhete de ouro, assim como no filme “A Fantástica Fábrica de Chocolates”, que lhes dava direito a um prêmio: Ovos de Páscoa e chocolates.
A confraternização contagiou a todos, adultos, crianças e adolescentes, demonstrando o intenso vínculo de afetividade e comprometimento entre eles.
“Durante a brincadeira foi mágico observar a alegria e o brilho nos olhos de todos os participantes, independente da idade; de perceber a satisfação das mesmas em estarem em um ambiente preparado por elas. Realmente foi de encher o coração de alegria.” disse a coordenadora Denise Barata.
Com essas demonstrações, percebe-se que o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências fortalece a autoestima e estimula a potência participativa, o que confirma os ideias das propostas que estão sendo aprimoradas dia a dia.
Depoimentos
“A vivência do Projeto Páscoa 2016, despertou o desejo para o planejamento e a realização da Confraternização da Páscoa, fazendo com que nossas crianças e adolescentes saíssem do confortável papel de “espectadores” e beneficiários, transformando-se em protagonistas de um Projeto idealizado por todos”, disse a orientadora Ivana Pontes.
A prova de que o objetivo foi alcançado pode ser comprovado no depoimento de alguns participantes.
“Eu aprendi que devemos trabalhar em grupo, por que não conseguimos fazer tudo sozinhos. Ajudarmos um ao outro é muito legal!” Keity de Oliveira Dias, Trocando Ideias.
“Ver todos os Orientadores de fantasia foi muito legal. Agradeço a todos que doaram ovos e chocolates para gente.” Evellyn dos Santos, Trocando Ideias.
“Eu aprendi que a páscoa não é só chocolate, mas, o renascimento de Jesus.” Helder, Vivenciando Adolescer I.
“Tivemos que trabalhar juntos, assim como em uma equipe. Só assim conseguimos chegar ao final da caça ao tesouro e conquistar o bilhete dourado.” Emanuelle Cristina, Vivenciando Adolescer I.
“Aprendi que trabalhando juntos conseguiremos passar por varias situações.” Vitor Miguel, Aconchego.
“Tudo tem solução, se todos se ajudarem.” Letícia, Aconchego.
“Aprendi que a Páscoa tem haver com felicidade e amor.” Thaina, Aconchego.
“Me senti uma pessoa especial e feliz! Todos estavam muito alegres.” Giovana, Aconchego Manhã.