
Novos conteúdos e habilidades
Convivência, amizade e aprendizado compõem o tema do semestre
E no assunto sobre autocuidado, a expectativa ficou por conta da “caixa embrulhada”. O que encontraram? Seguindo pistas, talvez a imagem de uma pessoa querida e especial. Tudo, menos o próprio rosto revelando a presença de um “espelho mágico”. Espanto e admiração foram direcionados à reflexão de que somos responsáveis por cuidar de nós mesmos, porque saúde e bem-estar proporcionam alegria e felicidade.
Brincadeiras? É proibido faltar! E retomaram o propósito de manter vivas antigas brincadeiras de roda, como: batata quente, telefone sem fio e passa anel. E um dia antes de retornarem à praça, confeccionaram brinquedos com material reciclado, surgindo petecas feitas com EVA e raquetes de papelão.
Novo tema
Durante esses três dias, as crianças e adolescentes receberam uma missão. Mas, antes, era importante conversar e identificar o que o Corassol oferece para eles. E muitas respostas surgiram, desde amor, cuidado, estar perto dos amigos. E uma nova pergunta apareceu: o que eu posso oferecer ao Corassol? Gratidão, respeito, amizade, sua inteligência e até mesmo talentos, como ensinar a cantar, dançar, fazer artesanatos. Uma palavra mereceu destaque e foi objeto de pesquisa e reflexão: “comportamento”.
Assim, ficou mais fácil de compreender que tudo isso se encaixa perfeitamente com o tema do segundo semestre: “Convivência alegre e grata, fortalecendo amizades e aprimorando aprendizados”. Na sequência, retornaram à missão proposta: conversar sobre o assunto e iniciar o planejamento das atividades que serão realizadas. Concluída a conversa, voltaram-se à prática, onde esbanjaram criatividade externando compreensão e sentimentos através da arte, surgindo os combinados (regras de convivência). Um dos grupos de artistas foi mais além: transformou o mapa dos combinados em obra de arte caracterizada como, “Mapa do Tesouro”.
Ação construtiva que proporcionou riquíssimos momentos de compartilhar conteúdos e experiências, que enriquecem.
Comprometeram-se consigo mesmos a vivenciar a experiência que, por um mês, ao final de cada período, anotar, com cores diferentes, seus comportamentos relativos aos combinados estabelecidos. Concordaram praticar os novos hábitos juntos, observando e observando-se, promovendo o autodesenvolvimento.
Os orientadores, Matheus Savazzi, Névia Roberta, Aline Reis, Bruna Domingos, Cláudia Helena de Souza e o colaborador Luciano Quaglio, acompanharam a programação.
Muito mais está por vir e você é bem-vindo para nos acompanhar nessa jornada!
Entre uma viagem ao passado, férias e expectativas, o mês de agosto, no Corassol, continuou com muitas novidades. E nada melhor do que iniciar o dia com muita energia, compartilhar alegrias e atenção com os amigos. Do dia 7 a 9 de agosto, os pequenos começaram com a roda do abraço, que incentiva a afetividade e respeito, também fizeram a automassagem no rosto, cabeça e exercícios vocais, com o objetivo de melhorar a autoestima, além de possibilitar o exercício da expressão corporal.
Foi o momento de fazer uma pequena excursão à mente: “Tudo que eu penso, eu falo?”. Em roda de conversa chegaram à conclusão de que nem tudo é possível ser dito. Com a finalidade de observarem esse tema, eles fizeram a ilustração de uma cabeça e nela colocaram filetes de pensamentos não falados e uma boca com filetes contendo frases que costumam dizer. Com a parte visual e a união de grupos, eles desenvolveram a relação intrapessoal e interpessoal.