Nossa Festa da Colheita resgatou a origem das Festas Juninas
A preparação e organização da festa, foi feita pelas crianças e adolescentes do Coama e Proft.
Dia 30 de junho realizamos, no Corassol, a “Festa da Colheita”. Quem visitou nosso site e as redes sociais acompanhou a preparação e organização da mesma, feita pelas crianças e adolescentes do Coama e Proft.
A proposta de ressignificar a tradicional Festa Junina, surgiu com o objetivo de conhecer sua origem e ampliar nosso repertório cultural e artístico, além de proporcionar a possibilidade de vivência dos valores trabalhados nas atividades diárias, como: respeito, responsabilidade, solidariedade, empatia, honestidade, companheirismo e tolerância.
Os “Grupos de Responsabilidade” dedicaram-se às atividade escolhidas, tais como: cenografia, apresentação artística, barracas e brincadeiras, e pesquisa.
O “Grupo da Apresentação Artística” apresentou balé folclórico e teatro de rua; o “Grupo da Cenografia” confeccionou os cenários e decoração da festa, além do figurino dos “artistas”; já o “Grupo das Barracas e Brincadeiras” organizou as atividade de “pesca”, “argola”, “boca do palhaço”, “caixa surpresa” e “dados”; e o “Grupo da Pesquisa”, responsabilizou-se pela busca de informações sobre a história da festa, tradições, comidas típicas, músicas, vestimentas, e expôs seu trabalho através de cartazes, slides e até biscoitos.
“Quando começamos não imaginávamos aonde iríamos chegar. Ver cada um participando, cumprindo com suas responsabilidades, dando sua contribuição para o sucesso da festa, foi emocionante. Senti gratidão por poder participar desse momento”, disse a orientadora Ivana Pontes.
O resultado foi surpreendente e ultrapassou qualquer expectativa. Os colaboradores e voluntários não escondiam a satisfação e a emoção de ver os pequenos aproveitando cada minuto dessa experiência divertida e acolhedora.
O que foi colhido
“O que colhi com a realização da Festa da Colheita? Colhi alegria, paz, amor, harmonia, e muita felicidade”. Sandra Regina da Silva, orientadora de culinária.
“Colhi o aprendizado, a certeza de que é possível criar uma festa e eles participarem de tudo e, com isso, pude observar que tudo que a gente tem feito, tem sido aprendido pelos nossos pequenos”. Melissa Lozano, orientadora.
“Achei tudo muito novo, nunca tinha participado. Com essa experiência adquiri mais maturidade, cresci e tive que ter responsabilidade para ajudar o outro.” Bruno Vinicius Araujo de Morais,Trocando Ideias.
“O fruto que colhi foi compreender as diversas dificuldades que encontrei, porque mesmo com todas elas, venci e vi essas barreiras serem derrubadas. Pra mim foi a maior vitória, o resultado de um trabalho de muita emoção, muito amor”. Joyce Camassuti, orientadora.
“Eu vim ao Corassol para controlar as minhas emoções e defeitos. Aprendi trabalhar em equipe, liderar e escutar a opinião do próximo. A ‘Festa da Colheita’ me ensinou o que é bondade e hoje quando vejo pessoas que moram na rua, eu quero ajudar. Aprendi a ter paciência com as pessoas, ser educada, amar e fazer a diferença, pois assim as pessoas vão se lembrar de mim”. Isabela Fernanda, Vivenciando Adolescer I.
Nenhum comentário