Hora do Intervalo – Aprender Brincando de “Pular Cordas”
É só festa e alegria, deixando sempre o gostinho de quero mais, de: “Ah!. Acabou o intervalo?”
“Brincar não é perder tempo, é ganhá-lo.” Carlos Drumond de Andrade
O brincar, por ser uma atividade livre que não inibe a fantasia, favorece o fortalecimento da autonomia da criança e contribui para a não formação e até quebra de estruturas defensivas. Oliveira (2000, p. 19)
Que bom se nós adultos disponibilizássemos tempo para que nossas crianças interiores realizassem seus sonhos contidos – desde que saudáveis.
O brincar proporciona estímulos essenciais para o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança. Como interação social no processo de construção dos conhecimentos de forma prazerosa, antecipa o desenvolvimento, estimula a imaginação, alimenta a motivação, desenvolve habilidades e atitudes necessárias à sua participação social de tal forma que possibilite descobrir, vivenciar e modificar regras respeitando a individualidade.
Por isso, no Corassol a “brincadeira” é considerada de essencial importância quando da elaboração do planejamento das atividades.
Nenhum comentário