Gente nova no “pedaço” Corassol. Parte 5/5
Após uma semana de ausência, durante o período de carnaval, retornamos saudosos dos momentos do nosso grupo de acolhimento e “dos lanches”, é claro.
Tínhamos muito assunto para compartilhar nesse novo grupo de convivência, onde estamos treinando falar e ouvir, em clima de respeito e comportamento amoroso.
Tema livre e atividades de livre escolha contribuíram para nossa reaproximação. E rendeu mais de um dia de “altos papos”
Recordamos os assuntos tratados antes do feriado e reiniciamos nossa jornada de acolhimento, que se estenderá até o final deste mês de março.
Iniciamos mostrando como está nosso jardim interior.
Retomamos a criação do “Jardim Corassol”, com uma pergunta:
— “Como ficará nosso ‘Jardim Corassol’?”
Tia Cláudia deu uma “mãozinha” dizendo:
— “Ficará com as cores e a beleza dos sentimentos que vocês colocarem nele.”
Concluída nossa obra de arte, precisávamos de um lazer, um leve descanso, e fomos nos aventurar em “altos mares”, desembarcando em uma ilha, com o compromisso de não “perder” nenhum dos tripulantes para os tubarões. Nada confortante “perder” alguém, precisamos treinar bastante!
“Salvos e sãos”, retornamos para terra firme e continuamos nos preparando para nos integrarmos ao grupo do COAMA.
Estudamos o poema “O Mundo Inteiro”, para compreender que ninguém vive sozinho, que “o mundo inteiro” somos todos nós e dependemos uns dos outros, sempre em cooperação.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=9Z4-70sQn84
Após viajar pelo “mundo inteiro”, fomos conhecer nossos comportamentos em atividade que estimula competição. Tudo mudou quando colocamos bolinhas de papel em nosso convívio, com uma só recomendação: “lembrem-se dos combinados”.
Avaliamos como estamos em relação à cultura de paz, com verdade, honestidade, respeito, cumprimento de regras e cooperação.
O jogo foi gravado e assistido no dia seguinte.
O resultado logo foi constatado: o convívio rapidamente se transforma em uma “guerra de bolinhas”, predominando o “ganhar a qualquer preço”.
Conhecemos o semáforo do comportamento e aprendemos como utilizar essas 3 cores (vermelho, amarelo e verde) para classificar nossos comportamentos em “perigosos, preocupantes e bons”.
Quais valores nobres em mim estão ocultos, precisando ser revelados?
Vamos descobrir e praticar mais.
Foram dias de bastante conversa sobre a “Magia do Amor”, quando ele está presente nos comportamentos que deixam a nós e aos outros felizes: honestidade, sinceridade, gentileza, respeito, educação, cooperação, gratidão, carinho, bondade… E, aos poucos, cada um de nós os revelou.
Unir corações para fortalecer novas amizades, foi mais um rico momento de manifestação de alegria e novas descobertas.
Tia Cláudia sugeriu a cada um de nós que pensássemos em um desafio bem difícil para quem estava sentado à sua direita.
E o “feitiço virou contra o feiticeiro”, quando descobrimos que cada um sugeriu um desafio para si mesmo.
Agora, o jeito é cumprir e aprender que não é bom desejar ou fazer a outrem o que não quero para mim.
Aprendida a lição, produzimos arte para presentear nossos amigos.
Para conversar sobre a arte de bem viver, que nossa vida se faz melhor ou não a partir das nossas escolhas, representamos nossas reflexões na criação de uma árvore, nela colocando as boas qualidades que identificamos nos outros.
E se fossemos peixes, como seria nossa convivência no rio ou no aquário?
Como ficará o “Aquário Corassol” com nossa chegada?
Semana de Imersão, antes da Integração
Antes de nossa integração às atividades do COAMA, realizamos um período de imersão, para conhecer sua rotina.
Participávamos de uma atividade diferente a cada dia e retornávamos para o nosso canto, para conversarmos sobre as novas experiências.
Boas-Vindas com Café da Manhã e Harmonização
Com atividades externas envolventes e integrativas como dinâmica da vassoura e jogo da velha, fizemos a festa.
Nesse vai e vem fomos nos conhecendo e nós do Acolhimento sentíamos que poderíamos oferecer algo que representasse nossa união, agradecendo pela boa acolhida.
Criar algo que reunisse todos, simbolizando “estamos juntos”.
Inspirados no poema “O Mundo Inteiro” criamos o “nosso mundo” com a frase: “Eu e você podemos muito. Somos aqueles que podem trazer amor ao mundo”.
O presente foi exposto no espaço “somos um” e, para finalizar, em dupla, antigo e recém-chegado, selamos os corações no painel.
FIM.
Aquele abraço, harmonia nos lares e abundância a todos nós.
Continuem conosco em nossas redes sociais, porque, curtir, comentar, compartilhar e recomendar, também são maneiras de “Juntos Realizarmos Sonhos”.
Atividade realizada de 01/03 a 31/03/2023.
Nossas Campanhas
PIX: sefin1@corassol.org.br
Nenhum comentário