
A magia das palavras
Todos mergulhados na “magia das palavras”, perceberam que o ser humano, também faz parte do meio ambiente e, portanto, também precisa se cuidar. Assim, uma vez mais, com imaginação e criatividade, realizaram uma breve viagem ao “mundo da consciência corporal”, construindo um personagem com as características do ambiente sociocultural onde vivem, identificando seus contextos familiares, refletindo e expressando sobre senso de pertencimento, percepção de si mesmos e diversidade no coletivo.
Quanto aprendizado! Como aproveitá-lo bem? Através da prática. E pediram uma ajuda especial para o “Senhor Semáforo”, que reforçou a importância do respeito, disciplina, obediência, capricho, persistência. Características que descobrimos com o tempo, durante nossas viagens. E os pequenos fizeram uma pesquisa sobre as regras do semáforo.
Mas calma, que não acabou o nosso mês. Eles viajaram por dentro dos livros, como “O Menino Mogli” e “O amigo do Rei”. Usaram a criatividade para criar personagens, histórias em HQ (quadrinhos) sobre o amor, pássaros, borboletas e o tempo. Sim, falaram do tempo, como ele pode colaborar para mudanças e fazer a diferença. “Precisamos salvar o mundo”, como disse uma amiguinha.
Comemorar cada dia com gratidão se tornou uma rotina. Ah, e uma comemoração especial não poderia faltar. O aniversário de Ribeirão Preto, não passou despercebido. E fizeram um passeio pela sua trajetória, na qual descreveram como a cidade do café, amor e fé.
Verde e amarelo
Em clima de Copa do Mundo, o esporte marcou presença. Futebol, brincadeiras de pular corda, “três cortes” e muito mais. E foi no processo do aprender colaborativo, que um ajudava o outro nas dificuldades. Desde uma expressão de companheirismo, na dinâmica do abraço ou na paciência de entender e respeitar o amigo. Além das palavras, com a chegada do final do mês, o circo, o teatro e a capoeira exigiram mais prática das habilidades e agitavam os corações, para o dia da apresentação.
É hora de nos despedirmos, pouparmos energias para a grande surpresa.
Nossa máquina do tempo não demora a retornar!
Descobertas com a escrita e a criatividade agitaram o mês
Nossa viagem de volta ao tempo recebeu as coordenadas da última parada. Relembrar como foi o primeiro semestre de 2018 no Corassol, nos fez perceber que cada momento vivido nos proporcionou diferentes aprendizados e amizades, que vão durar para sempre. Nesse período, vamos dar uma volta pelo universo das letras, verbos, vocabulário e versos. Que mágico é poder aprender! Bem-vindos a junho!
Somos responsáveis pelo lugar onde vivemos e, até mesmo, pela qualidade do ar que respiramos. Os pequenos artistas, através da imaginação, se transportaram para um espaço com árvores imensas, terra e um lago de águas cristalinas. Retornaram preocupados com o “cuidar e preservar”, e escreveram isso nas palmas de suas mãos contornadas em uma folha de papel. E no dia da ecologia, 5 de junho, as obras de arte foram expostas, para manter viva e presente a necessidade de cuidarmos do meio ambiente. E por falar em natureza, as crianças visitaram o “mundo das árvores genealógicas”, para conhecer mais sobre a história de suas famílias, despertando novos afetos e melhorando o senso de identidade.